5 Dicas para não errar na redação do ENEM

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) é uma das partes mais importantes da avaliação. A nota deve ser sempre diferente de zero para permitir inscrições do SISU e assim conquistar uma vaga no ensino superior na rede pública. Para ter uma boa nota na parte inscrição do Enem boas dias podem ajudar. Confira a seguir.

Dicas para não errar na redação do Enem

A prova de redação é realizada no segundo dia de provas do Enem. Para alguns é a parte escrita que vai ajudar ainda mais na nota. Para outros pode deixar se ser um pesadelo se as dicas a seguir forem seguidas. Confira algumas a seguir.

Leia jornais e notícias atuais

O tema da redação do Enem é escolhido de acordo com temas de discussão recente. Alguns professores de cursinho até acertam em qual tema será cobrado de acordo com as discussões da mídia, por isso é tão importante estar antenado em jornais e revistas. 

A regra é: o tema só pode ser cobrado até a data do edital. Nenhum tema abordado depois (mesmo sendo uma guerra mundial) poderá ser cobrado. Então vale ficar ligado nas notícias até as inscrições iniciarem.

Não use palavras as quais conheça o significado

Um dos maiores erros de estudantes na redação e trabalhos escolares é usar palavras para “enfeitar” os textos. A linguagem bonita não é o mais importante em uma redação do Enem e sim o uso das palavras corretas. Se não conhecer o significado da palavra não a use e vite problemas.

Treine quantas vezes for possível escrevendo em casa

Treino leva à perfeição. Não espere escrever uma boa redação se não praticou. Os bons estudantes do ensino médio e concurseiros escrevem uma redação por dia para conseguir uma nota legal e melhorar a sua avaliação no concurso. 

Se uma redação por semana não é possível seria interessante ao menos um treino a cada 15 dias. Assim chega-se afiado no dia da prova e não perde-se tempo tento desenvolver o tema. 

Ler é muito importante para a boa escrita

Leitura é crucial para escrever bem. Nosso cérebro faz associações e a leitura é a base de tudo. O segredo é ler sempre e quanto mais livros melhor de diversos tipos de segmentos.

A leitura deixa o cérebro praticar interpretação de texto e uma linha de pensamento diferenciada. Desta forma fica mais fácil desenvolver diversos temas mesmo sem ter conhecimento amplo sobre o assunto. Quanto mais rápido se desenvolver o texto melhor para não perder muito tempo.

Não se esqueça de estudar português

A gramática é muito importante para uma boa escrita. O estudo dos verbos e sua conjugação correta evita erros terríveis, em especial quando se está escrevendo uma redação para uma prova tão importante. Advérbios também são importantes de serem relembrados.

Uma dica importante é caprichar no estudo da conjugação verbal dos verbos em primeira e terceira pessoa, principalmente os irregulares. Isso ajudará a evitar os erros mais comuns em provas e perder pontos preciosos na sua redação.