Cursos mais disputados nas universidades públicas

Determinadas áreas de atuação profissional são mais visadas que outras. Considerando o prestígio, a possibilidade de ganho e as oportunidades no mercado de trabalho. Mas, antes de ser um profissional é preciso se capacitar. E nesse sentido, alguns cursos superiores acabam sendo mais disputados. Principalmente nas universidades públicas que oferecem a graduação gratuita.

Como ingressar em uma universidade pública

As universidades públicas são uma iniciativa do Governo Federal. Presentes em todos os estados do país, as instituições de ensino superior oferecem cursos de graduação de forma gratuita. Além de programas para pós graduação, mestrado e doutorado também com bolsas integrais.

O propósito é aumentar o número de profissionais dentro do país, bem capacitados e que possam atender as demandas de suas regiões. Para isso, a cada semestre são lançadas novas vagas para os interessados em ingressar nas universidades.

Algumas instituições possuem processos seletivos interno, isto é, produzidos e administrados por elas. Promovendo vestibulares para a seleção de calouros.

Outras, promovem além de seu processo seletivo a distribuição de vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Programa do Governo Federal que classifica os interessados aos cursos conforme a nota que foi conquistada no ENEM.

Processo de seleção SISU

Os interessados em iniciar a graduação na rede pública, devem utilizar a nota do ENEM realizado imediatamente no ano anterior ao de ingresso.

As inscrições no SISU acontecem via internet, no site dedicado ao sistema. Na ocasião, será preciso escolher até duas opções de instituição, curso e turno para a disputa.

Para cada escolha é tida uma nota de corte. Essa que representa o mínimo a ser conquistado para estar entre os possíveis aprovados, o próprio sistema vai indicando qual essa pontuação. Abaixo disso o candidato será eliminado. Dessa forma é possível controlar sua classificação.

Quanto mais inscritos para um curso e turno da instituição, maior será a nota de corte. Porque o critério para desempate na classificação são os pontos do ENEM. Quem pontuar mais, conseguirá a vaga. Por isso, cursos muito disputados têm nota de corte maior.

Para mais informações sobre o programa, acesse: sisu2020.inf.br/nota-de-corte-2020.

Cursos mais disputados nas universidades públicas

Na verdade, todos os cursos oferecidos pelas universidades públicas são muito disputados. Não só pela oportunidade de concluir a graduação de forma gratuita, mas porquê ter no currículo o título de universitário de rede federal ou estadual é considerado um prestígio.

Considerando que a universidade avalia o desempenho acadêmico do candidato para selecioná-lo. Ou seja, estudar na rede é um mérito dos alunos.

Segundo o portal Guia do Estudante, que avaliou os cursos com mais inscritos no SISU 2018, a classificação foi de:

  • Medicina;
  • Direito;
  • Administração;
  • Enfermagem;
  • Pedagogia;
  • Psicologia;
  • Educação Física;
  • Medicina Veterinária;
  • Engenharia civil;
  • Ciências contábeis.

FONTE