Serviços do INSS precisam ser agendados com antecedência pela internet

O INSS, ou ainda, Instituto Nacional de Seguro Social é um dos órgãos mais requeridos e utilizados pela população brasileira por ser encarregado das conveniências de trabalhadores e contribuintes. Portanto, muitas vezes o atendimento aos seus segurados tende a ser demorado.

Pensando em facilitar o suporte aos que precisam utilizar os serviços, o INSS desenvolveu um serviço online, no qual você pode marcar com antecedência seu atendimento, escolhendo hora, data e a agência mais próxima de você. Basta visitar o site do INSS e clicar em “agendamento” para marcar sua assistência.

As facilidades do atendimento digital foram pensadas para simplificar os processos, diminuir as filas congestionantes das agências e permitir que você não precise deixar sua causa para resolver questões mais simples. Contudo, se você não se sentir a vontade para utilizar a plataforma digital, você pode ainda, utilizar o canal via telefone, criado como outra forma de facilitar os processos de agendamento e consulta.

Todo procedimento é explicado no próprio site à medida que você avança. Não somente o horário e a data são escolhidos pelo site, o tipo de suporte que você precisa também é selecionado antes do atendimento. Se você deseja assistência para consultar a Aposentadoria INSS 2019 ou ainda “Auxílio-doença INSS”, você deve selecionar no próprio site. Muitas vezes, a plataforma digital dispensa a necessidade de visitar uma agência por ser bastante explicativa.

Passo a passo do agendamento digital

Se você ainda tiver dúvidas quanto ao agendamento, fique atento aos passos a seguir:

  1. Entre no site do INSS
  2. Clique em “Agendamento”
  3. Leia os dados e clique em “Agendar”
  4. Escolha o benefício em que você precisa de assistência
  5. Preencha os campos com seus dados pessoais
  6. Aceite os termos de condições
  7. Digite todos os dados requeridos
  8. Informe ao site o seu CEP
  9.  Selecione local, data e hora

Fique atento! Cada tipo de suporte pode exigir uma documentação específica, então antes do dia agendado, busque se informar do que você deverá portar na data. Caso prefira, contate a agência requerida pelo telefone. Isto poupará tempo e evitará futuros transtornos.

O suporte online providenciará uma estrutura melhor para o INSS e para os que se utilizam desse órgão. Esse processo de modernização, que visa a comodidade das pessoas, já traz benefícios para as agências e tende a facilitar cada vez mais sua assistência, à medida que se popularizar. Então, antes de ir até uma filial, faça seu agendamento pela internet.